Bombeiros apagam últimos focos de incêndio em reserva em Santa Catarina

O último foco do incêndio que atingiu a área do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro em Palhoça, na Grande Florianópolis, foi apagado por volta do meio-dia desta sexta-feira (29), entre a praias da Pinheira e do Sonho.

O incêndio havia sido controlado depois das 23h de quinta-feira (28). Os três focos simultâneos começaram próximo das 12h30min do mesmo dia, nas praias da Pinheira e da Guarda do Embaú e às margens da BR-101, próximo ao Morro do Cambirela.

O Corpo de Bombeiros calcula que 13 dos 87.405 hectares do parque tenham sido queimados. A área equivale a aproximadamente 13 campos de futebol.

Na manhã desta sexta-feira (29), os bombeiros fizeram um sobrevôo na área atingida para avaliar os estragos e os riscos de o incêndio recomeçar. Durante a manhã, ainda havia pequenos focos, que foram apagados por policiais ambientais e bombeiros de Palhoça. O vento mais fraco facilitou o combate às chamas.

A área queimada fica próximo ao mar. O incêndio não atingiu nenhuma casa e ninguém ficou ferido. Para a operação foram disponibilizados quatro caminhões, 80 bombeiros e 10 policiais ambientais. Os bombeiros ainda não sabem as causas do incêndio.

“O fogo no mato é realmente muito difícil de a gente saber como começou. Até porque foram três focos diferentes, então é difícil de dizer que uma pessoa colocou fogo em determinado local”, disse a comandante de área do Corpo de Bombeiros do Estreito, aspirante Isabel Santos. (Fonte: Jornal Zero Hora/RS)