Pneus, carcaças de carro, eletrodomésticos, móveis e outros objetos são amostras da grande variedade de objetos descartáveis que são jogados diariamente nos rios, canais e nas lagoas do estado.
Para marcar a data, a secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos, abrirá durante a manhã um mutirão em evento que contará com a participação do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc.
O mutirão será realizado, simultaneamente, em três pontos da capital e em várias cidades do estado. “Uma amostra da grande variedade destes resíduos será exibida para um grupo de alunos de escolas públicas na ecobarreira do Rio Pavuna-Meriti, dentro da programação do Dia Estadual de Limpeza dos Rios”, informa a Secretaria do Ambiente.
Esta é a terceira edição do evento que tem como principal objetivo “conscientizar as comunidades, sobretudo as ribeirinhas, para a necessidade de preservação ambiental, além de se tornarem multiplicadores da mensagem em prol da preservação dos corpos hídricos”, segundo a secretaria.
De acordo com o órgão, desde o início do trabalho de limpeza do Rio Pavuna-Meriti, em novembro do ano passado, já foram retiradas 2,1 mil toneladas de resíduos, entre os quais 283 pneus.
A secretária do Ambiente participará também das atividades das ecobarreiras do Canal do Cunha, na Maré, e da Cidade de Deus (Arroio Fundo).
O Dia Estadual de Limpeza dos Rios, que este ano se associa às comemorações pelo Dia Mundial da Água (22 de Março) mobiliza também o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e outros órgãos estaduais, prefeituras, empresas, associações de moradores e de trabalhadores, ambientalistas, voluntários e representantes da sociedade civil de todo o estado. (Fonte: Nielmar de Oliveira/ Agência Brasil)