Incêndio florestal força retirada de cem pessoas na Argentina

Ao menos cem pessoas foram retiradas de suas casas na Província de Córdoba, no centro da Argentina, por causa de um incêndio que já destruiu aproximadamente 600 hectares de vegetação nativa e pradarias, informaram fontes oficiais.

“Cerca de cem pessoas tiveram que ser retiradas na madrugada de hoje (segunda-feira, 13) por causa dos incêndios. Aproximadamente 150 homens lutam contra o fogo desde a tarde de ontem (domingo, 12) na estrada 14, que leva à região do Vale de Traslasierra”, disse à imprensa local Javier Sosa, porta-voz do governo de Córdoba, que fica a 800 quilômetros de Buenos Aires.

O incêndio, que avança sobre as serranias da Província, forçou a transferência de turistas que estavam hospedados em hotéis da região e a suspensão do tráfego nas estradas próximas, dada a pouca visibilidade e o risco de desmoronamentos.

Uma das vias bloqueadas é a que leva aos maiores picos das serras de Córdoba, uma das principais atrações turísticas da região.

As pessoas tiradas de casa foram levadas para um abrigo municipal, já que “a fumaça na região as impedia respirar”, acrescentou Sosa.

No local do incêndio, ventos de até 40 km/h dificultavam o trabalho dos bombeiros, que usam aviões, caminhões-pipa e ambulâncias para conter as chamas. (Fonte: Folha Online)