Novas regras para exploração de petróleo devem ser propostas em mais de um projeto

As mudanças no marco regulatório do petróleo devem ser encaminhadas ao Congresso Nacional, em regime de urgência, por meio de dois ou três projetos de lei. De acordo com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, uma das propostas deverá tratar do fundo social que será criado com os recursos oriundos do petróleo. Outro projeto tratará especificamente das novas regras para a exploração do petróleo da camada pré-sal, como o novo modelo de partilha.

Um terceiro projeto deverá estabelecer a criação de uma empresa específica para administrar a exploração dos novos campos de petróleo. Lobão disse que o governo ainda não definiu qual será o papel da Petrobras no novo modelo, mas afirmou que a estatal poderá ser a exploradora de todos os blocos, ainda que com participação mínima.

“Ela pode receber diretamente do governo, assim como qualquer outra empresa pode receber, sem licitação. Ela pode entrar na licitação e ganhar e ser a dona do bloco ou não ter nenhuma dessas duas hipóteses e, de qualquer maneira, será a operadora, tendo uma participação mínima. É só estabelecer no edital”, exemplificou o ministro. (Fonte: Agência Brasil)