O leilão será promovido em agosto pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que vai definir em edital a data do pregão e o preço máximo de referência.
As diretrizes para o leilão foram publicadas na sexta-feira (31) no Diário Oficial da União. O montante leiloado será dividido em dois lotes: um com 92 mil metros cúbicos e outro destinado aos produtores detentores do selo Combustível Social, com 368 mil metros cúbicos.
Desde o dia 1º de julho deste ano está em vigor a mistura de 4% de biodiesel no diesel mineral, denominada de B4. A previsão do governo é que, com isso, para suprir o aumento do consumo, a produção de biodiesel no país deverá subir de 1,2 bilhão de litros em 2008, para 1,8 bilhão de litros em 2009.
De acordo com o Ministério de Minas e Energia, a ampliação da produção e do uso do biodiesel no país contribui para agregar valor às matérias-primas oleaginosas de origem nacional, com enfoque na inclusão da agricultura familiar. Além disso, diminui o uso do diesel importado, que é um combustível fóssil e mais poluente. (Fonte: Sabrina Craide/ Agência Brasil)