A área de instabilidade começou no norte da Argentina, passou pelo Rio Grande do Sul e avançou até chegar ao Paraná, na fronteira com São Paulo.
O meteorologista Giovanni Dolif explica que os raios atingiram a região principalmente entre 21h55 e 22h55. Em apenas 30 minutos, caíram mais de 70 raios em Itaberá. Dados do radar meteorológico mostram que ocorreu chuva intensa no local.
Raios – O Brasil é o país com maior incidência de raios no mundo, segundo Dolif. São Paulo tem o maior número de ocorrências entre os estados brasileiros.
De acordo com meteorologistas, tempestades na época de primavera são frequentes na região. A chuva que caiu na noite de terça-feira não foi considerada atípica.
Na tarde desta quarta-feira (11), houve ocorrência de raios no estado de São Paulo, especialmente na região de Campinas, no Vale do Paraíba e no extremo oeste de São Paulo, perto do Paraná. Na região de Itaberá, não choveu nesta quarta-feira.
Previsão – A previsão para quinta-feira (12) é de pancadas de chuva em grande parte do país. As regiões Sudeste, Centro-Oeste, parte da região Sul e boa parte das regiões Norte e Nordeste terão pancadas de chuva.
O sol predomina no extremo sul do Rio Grande do Sul e no litoral dos estados do Nordeste. (Fonte: G1)