Moradores fazem treinamento de combate a incêndios na Bahia

Moradores de municípios da região da Chapada Diamantina, na Bahia, estão recebendo capacitação para a função de brigadistas para combater incêndios, durante a “Operação Chapada Sem Fogo”. Segundo o governo estadual, o objetivo é conscientizar quem vive nessa área e visitantes.

Entre as principais causas de incêndio na região, estão fósforos e cigarros acesos jogados na mata, fogueiras feitas durante a noite (que acabam se espalhando), e a atividade de moradores, que usam o fogo para definir o espaço das plantações e para abrir caminhos até os locais de pesca.

Neste ano, já passaram pelo treinamento 135 brigadistas de 16 municípios. Desde 2007, 530 receberam qualificação.

A técnica do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Fabíola Cotrim, afirma que os moradores podem se tornar “multiplicadores”, falando com os turistas sobre a necessidade de combater incêndios.

Curso – No curso, além das aulas práticas de combate às chamas e atendimento às vítimas, os brigadistas recebem informações sobre a legislação ambiental e a importância da conservação do meio ambiente. São cinco dias de aulas.

Os brigadistas recebem equipamentos de proteção individual e passam por exames realizados pela Secretaria Estadual da Saúde. O governo ainda afirma que abriu licitação para locação de duas aeronaves. (Fonte: G1)