Nos três primeiros meses de vigor do aumento da multa para descarte irregular de entulho na cidade de São Paulo, os ecopontos da prefeitura receberam quase a mesma quantidade de material recolhido nos sete meses anteriores. De acordo com balanço divulgado nesta quarta-feira (3) pela Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, foi recebida uma média de 5.200 toneladas por mês – o que representa 93% de tudo o que foi recolhido nos outros sete meses.
A multa para o descarte irregular era de R$ 500 e foi aumentada para R$ 12 mil em julho. Além da multa, a nova lei prevê que o veículo utilizado para transportar o lixo pode ser apreendido e liberado somente após o pagamento integral.
O balanço divulgado nesta quarta-feira (3) aponta também um aumento de 54% na entrega de materiais inservíveis na cidade. Em setembro, foi divulgado que o o número de caçambas recolhidas por mês subiu de 300 para 650, em média.
A prefeitura conta atualmente com 38 ecopontos espalhados pela cidade. As pessoas podem deixar, diariamente, até um metro cúbico de entulho por dia (corresponde a uma caixa d’água de mil litros), além de grandes objetos (móveis, poda de árvores etc.) e resíduos recicláveis. (Fonte: Folha.com)