91 cidades em SC já decretaram emergência devido às chuvas

Chegou a 91 o número de cidades em situação de emergência em Santa Catarina em decorrência das chuvas. Segundo boletim divulgado pela Defesa Civil do Estado na tarde desta sexta, os temporais já afetaram 860 mil pessoas. Delas, 2.001 tiveram que deixar suas casas – destruídas ou condenadas – e quase 19 mil ficaram desalojadas.

Em Blumenau (Vale do Itajaí), cerca de 15 casas no bairro Velha Grande, no norte da cidade, e 35, no Morro do Arthur, na região sul, foram consideradas condenadas pela Defesa Civil e devem ser demolidas neste sábado. As famílias estão sendo notificadas para deixar as casas no máximo até o sábado de manhã.

Segundo a Defesa Civil, as áreas já eram consideradas de risco e monitoradas permanentemente. Na última quarta-feira (2), estudos concluíram que há risco iminente de deslizamentos no local, provocado pelas chuvas da última sexta-feira (28).

A Prefeitura de Blumenau disponibilizou um galpão na Escola Municipal Dom Pedro 2º para acolher as famílias. De acordo com a prefeitura, elas não deverão ser indenizadas porque as casas ocupavam irregularmente os terrenos.

Em Jaraguá do Sul (182 km de Florianópolis), uma das cidades mais castigadas pelas chuvas no Estado, dois geólogos do Ceped-UFSC (Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres da Universidade Federal de Santa Catarina), um geólogo da Defesa Civil e oito equipes de engenheiros e técnicos avaliam desde a semana passada as condições das 97 áreas de risco da cidade.

Desde o dia 19 de janeiro, a cidade já enfrentou 12 chuvas fortes. Cerca de 16 mil casas foram atingidas por alagamentos ou escorregamentos, afirma o secretário municipal de Defesa Civil, Jair Alquini. Houve 337 pontos de escorregamentos de terra, e 94 pessoas continuam alojadas em abrigos.

A Defesa Civil de Santa Catarina alerta para mais enxurradas no fim de semana. A aproximação de uma frente fria deve provocar pancadas de chuva e temporais isolados com rajadas de vento e granizo isolado a partir do fim da tarde do próximo sábado (5). (Fonte: Fábio Freitas/ Folha.com)