A primeira das quatro etapas do mapeamento de risco de desastres no Paraná foi divulgada pela Defesa Civil nesta sexta-feira (11). Este mapa tem como objetivo registrar os locais do estado onde há mais propensão para enxurradas, vendavais, inundações, granizo, estiagens e acidentes com produtos perigosos.
O estudo de risco proporcionará melhor subsídio para ações da Defesa Civil nos municípios do Paraná. No mapeamento disponível no site da Defesa Civil, www.defesa civil.pr.gov.br, é possível consultar municípios em situação de emergência, em estado de calamidade pública e em vigência e também verificar os quase quatro mil desastres ocorridos desde 1980 no estado.
O levantamento de risco de catástrofes era feito anteriormente pelos municípios. Este ano o estudo está sendo desenvolvido pela Coordenadoria Estadual da Defesa Civil do Paraná, Cedec/PR, em conjunto com outros órgãos. Desta maneira as informações levantadas serão cruzadas com dados da Mineropar, Instituto das Águas do Paraná e Sanepar. (Fonte: Gazeta do Povo/PR)