Chega a 128 o número de municípios mineiros que decretaram situação de emergência em decorrência da chuva desde outubro do ano passado, quando teve início o período chuvoso. De acordo com o balanço divulgado neste sábado (26) pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), dos 128 decretos, 18 foram reconhecidos pela União, 17 ainda estão em análise e 48 já foram arquivados. Ao todo, 173 municípios registraram algum tipo de dano por causa dos temporais.
Desde outubro, 17 pessoas morreram em Minas Gerais vítimas da chuva. A última morte, de acordo com a Cedec, foi registrada no dia 20 de janeiro em Jaboticatubas, na região Central de Minas, onde um homem de 44 anos foi arrastado pelas águas do rio Cipó, surpreendido por uma tromba d´água. Outras 137 pessoas sofreram algum tipo de ferimento em decorrência da chuva.
O balanço da Cedec mostra ainda que 30.659 pessoas ficaram desalojadas, enquanto 3.671 perderam suas casas e estão desabrigadas em Minas. Ao todo o órgão registrou 7.439 imóveis danificados e outros 303 foram completamente destruídos.
A Cedec está em alerta, já que a previsão meteorológica indica que entre os dias 26 e 28 de fevereiro uma frente fria que chega no Estado poderá provoca temporais principalmente nas regiões Oeste, Sul e Campo das Vertentes. (Fonte: O Tempo Online/MG)