Na noite deste domingo (20), mais precisamente às 20h21, começou o outono. Em Curitiba, a descida nas temperaturas é sentida desde o fim da semana passada, quando as roupas de inverno saíram do armário.
Nesta manhã, por volta das 9h30, a temperatura na capital bateu 15,6 graus, com sensação térmica de 14 graus (o vento e a umidade dão a impressão de mais frio). As informações são do Simepar.
As chuvas devem diminuir, mas não é algo imediato, diz o meteorologista Samuel Braun. Há duas semanas, choveu 400 mm em dois dias na Serra do Mar, no litoral do estado. Os estragos foram inúmeros.
“O outono é uma transição entre as estações mais úmida, o verão, e mais seca, o inverno. O que deve parar de acontecer é chover à tarde porque estava muito quente durante o dia, Ontem [sábado, 19], por exemplo, a temperatura chegou a 30 graus no noroeste e choveu [como se fosse verão]”, explica.
Segundo Braun, as chuvas no outono estão mais associadas ao movimento de frentes frias: “Será uma mudança gradativa. Mas a tendência é que abril e maio sejam meses mais secos.
O outono vai até as 17h16 do dia 21 de junho. (Fonte: Vinícius Sgarbe/ G1)