Ruas de Belém ficaram alagadas neste sábado (19) com a alta dos rios Guamá e Pará. O nível dos dois rios chegou a 3,80 metros – dois metros acima do normal, segundo a Defesa Civil.
O major Augusto Lima, coordenador adjunto da Defesa Civil Estadual, explicou ao G1 que o nível desses dois rios sobe como se fosse uma maré. “O nível sobe por mais de cinco horas até chegar ao seu ponto máximo. Fica 15 minutos na altura máxima, que é 3,80 metros neste ano, e começa a descer de novo, por outras cinco horas. Ao chegar ao ponto mínimo, fica 15 minutos e volta a subir novamente”, diz.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil, esse fenômeno ocorre normalmente no mês de março. O nível dos rios deve permanecer elevado até a próxima quarta-feira (23).
“A grande preocupação é a somatória dessa maré alta com as chuvas. Enquanto o problema é só o rio, Belém sofre com alguns pontos de alagamentos, mas quando vem a chuva, o número de áreas críticas triplica”, afirma Lima.
Segundo a Defesa Civil, a população deve evitar contato com a água dos alagamentos e não ingerir alimentos contaminados. Os moradores também são orientados a não atravessar áreas alagadas, pois podem cair em bueiros ou se ferir. (Fonte: G1)