Suspeito é detido com seis pássaros silvestres em feira no Rio

Agentes da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) detiveram, neste domingo (27), um suspeito com seis pássaros silvestres numa feira livre, na Tijuca, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Segundo a Polícia Civil, o homem foi preso em flagrante durante operação policial no Largo da Segunda-Feira. Não houve tumultos.

A operação visava reprimir a livre negociação de animais silvestres nas feiras da cidade e na Região Metropolitana. Ainda de acordo com a polícia, com o suspeito, os agentes apreenderam três canários da terra e três Pichocós (espécie que faz parte da lista de extinção do Ibama).

O suspeito foi levado para a sede da especializada. Lá, ele foi autuado pelo crime contra o meio ambiente. Ele assinou termo de compromisso e responderá pelo delito em liberdade. Já as aves foram encaminhadas para o centro de triagem do Ibama.

Prisão na Zona Sul – No sábado (26), policiais militares do Batalhão Florestal detiveram um homem suspeito de comercializar e manter em cativeiro animais silvestres, na região do Horto, na Zona Sul do Rio de Janeiro. As informações foram confirmadas pela Polícia Militar. Segundo a PM, o homem foi detido em flagrante, com duas cobras e dois jabutis.

O suspeito foi localizado após denúncias anônimas. De acordo com a polícia, os PMs montaram um cerco e conseguiram deter o morador. Os animais estavam sendo mantidos em cativeiro dentro da casa. Na rua, os policiais ainda apreenderam várias espécies de pássaros, que também eram vendidas ilegalmente. Os donos das aves não foram localizados.

Os animais e o suspeito foram levados para a 15ª DP (Gávea), onde o caso foi registrado. Ainda segundo os agentes, o homem foi autuado e liberado em seguida. Ele vai responder em liberdade pelos crimes de comercialização e manutenção em cativeiro de animais silvestres. Os animais foram encaminhados para o Centro de Triagem do Ibama, em Seropédica, na Baixada Fluminense.

Apreensão de aves em Duque de Caxias – No dia 19 de março, agentes do serviço reservado do Batalhão Florestal apreenderam cerca de 20 aves silvestres em uma casa localizada na Rua Itaúba, no bairro de Nossa Senhora da Graça, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. O local foi descoberto através de informações do Disque-Denúncia.

Segundo os policiais, um homem de 36 anos que mantinha os pássaros em cativeiro sem a devida autorização do órgão competente foi encaminhado para a 60ª DP (Caxias), onde o caso foi registrado. As aves apreendidas foram levadas para o Centro de Triagem de Seropédica (Cetas). (Fonte: G1)