Dez casos de dengue tipo 4 foram confirmados no estado de São Paulo. Segundo informou nesta terça-feira (12) a Secretaria de Estado da Saúde, todos os casos são na região de São José do Rio Preto, a 438 km da capital paulista. O primeiro caso, anunciado na semana passada, também foi registrado na cidade.
A secretaria informa que a política de combate ao mosquito transmissor da doença é o mesmo para todos os tipos de dengue – 1, 2, 3 ou 4.
A dengue tipo 4 tem os mesmos sintomas dos outros tipos – febre alta e dores de cabeça e pelo corpo. Ela apresenta risco mesmo a pessoas já contaminadas com os vírus 1, 2 ou 3, que são vulneráveis à manifestação alternativa da doença. Complicações podem levar pessoas infectadas ao desenvolvimento de dengue hemorrágica. O sorotipo 4 foi identificado pela primeira vez no Brasil há 28 anos.
É possível desenvolver um quadro grave de dengue com qualquer sorotipo, mas a dengue tipo 4 é preocupante porque grande parte da população está desprotegida em relação a esse sorotipo. E a probabilidade de quadro grave de dengue aumenta se a pessoa for infectada pela segunda ou terceira vez. (Fonte: G1)