Subiu para oito o número de cidades que decretaram situação de emergência por causa das chuvas no Rio Grande do Sul. Os temporais, que começaram na quarta-feira (20), já provocaram uma morte no Estado e obrigaram mais de 10.700 pessoas a deixar suas casas.
Só em Encantado (a 150 km de Porto Alegre), 2.220 moradores estão desabrigados ou desalojados. A prefeitura decretou emergência.
Em São Sebastião do Caí (a 59 km de Porto Alegre), o rio Caí, que corta a cidade, chegou ao maior nível já registrado, segundo o município. Famílias foram retiradas das margens e estão em abrigos públicos.
No extremo oeste do Estado, a cheia do rio Uruguai provocou a interrupção da travessia por balsa que liga o Brasil à Argentina. Em Porto Mauá, o nível do rio está 12,1 metros acima do normal. A sede da Receita Federal ficou inundada.
Nesta sexta-feira, a chuva forte parou no Estado e o nível dos rios começou a baixar.
Mas ainda há interdições em estradas e áreas sem energia elétrica pelo Rio Grande do Sul por causa dos temporais. No começo da tarde desta sexta, eram mais de 4.000 imóveis, segundo a empresa AES Sul. (Fonte: Folha.com)