O furacão Irene está se movendo em direção norte-nordeste, enquanto os efeitos de uma tempestade tropical já podem ser sentidos a sudeste do estado da Carolina do Norte, diz o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês).
Classificado na categoria 2, segundo o NHC, tem perdido força durante sua aproximação à costa leste norte-americana.
Às 20h locais, o furacão estava a cerca de 425 km a sudeste de Cape Lookout, na Carolina do Norte, com ventos de até 160 km/h.
“O centro do furacão vai se aproximar da costa da Carolina do Norte esta noite e passar próximo à costa no sábado”, diz o último relatório do NHC. No domingo, segundo o centro, o fenômeno deve atingir o estado da Nova Inglaterra.
A população de Nova York aguarda a chegada do furacão Irene, que pode alcançar a cidade neste final de semana e ser classificado como o mais intenso da história das medições do Centro Nacional de Furacões, ligado ao Serviço Climático dos Estados Unidos.
Segundo o instituto, o Irene alcançou nesta sexta-feira (26) o nível 3 na escala Saffir-Simpson, com ventos a uma velocidade de 170 km/h, e já possui a mesma categoria do Katrina – o furacão que devastou Nova Orleans em 2005, com 1.700 mortos.
Na madrugada deste sábado, o Irene alcança a região onde está situada a cidade de Nova York possivelmente como uma tempestade de velocidade média de 250 km/h, e ser categorizado como de nível 5, o máximo na escala. (Fonte: G1)