O calor intenso e a baixa umidade fizeram da tarde desta segunda-feira (29) a mais seca do ano no Rio de Janeiro. As informações foram confirmadas pelo site oficial do Climatempo. Em nota, o instituto informou que esta tarde também foi considerada a mais quente deste inverno, superando as temperaturas registradas no último dia 17, quando os termômetros chegaram a 35,6º C.
De acordo com o Climatempo, a temperatura máxima registrada nesta tarde foi de 36,8º C, na Saúde, na Zona Portuária. A temperatura também foi considerada a mais alta desde o dia 23 de abril, quando foram registrados 36,9º C. A elevação da temperatura foi influenciada por ventos do noroeste que chegaram do interior da Região Sudeste, trazendo ar quente e seco.
Por volta das 14h, ainda segundo o Climatempo, foi registrada a umidade mais baixa do ano, 18% na Vila Militar, na Zona Oeste. O Climatempo informou que este valor é muito baixo e, segundo os padrões da Organização Mundial de Saúde, já entra na classificação de estado de alerta.
Previsão para os próximos dias – Segundo o meterologista Marcelo Pinheiro, do Climatempo, nessa terça-feira (30) a temperatura sobe e deve atingir 37º C. Já na quarta-feira (31), o tempo começa a mudar com a chegada de uma frente fria que provoca chuva e eventuais rajadas de vento, principalmente à tarde e à noite. (Fonte: G1)