A Defesa Civil de Santa Catarina já recebeu chamados de 53 municípios devido a estragos provocados pelo temporal. No Estado, 225.732 pessoas foram afetadas pela chuva. São 2.889 desalojados e 627 desabrigados.
As cidades de Formosa do Sul, no Oeste catarinense, e Anchieta, no Extremo-Oeste, decretaram estado de calamidade pública por causa dos prejuízos causados pela forte chuva dos últimos dias. Outros oito municípios – Urubici, São Domingos, Tigrinhos, Jaguaruna, Irati, Ponte Serrada, Brunópolis e Erval Velho -, decretaram situação de emergência.
O prefeito de Formosa do Sul, Jorge Comunello, informou que 100% das 350 residências da zona urbana foram danificadas e 70% das 350 residências do interior pelo forte temporal desta segunda-feira à noite. Além disso, dezenas de galpões e aviários ficaram destelhados.
Um deles é o da família Berge. As telhas quebraram com o granizo e caíram sobre as aves, matando algumas. Foi debaixo de mesas que Iliane Boni Berge, o marido e os dois filhos, de oito e dez anos, se protegeram. “Não tinha onde ir pois estava caindo tudo”, lembrou a agricultora.
A estrebaria e o galpão da propriedade também tiveram as telhas furadas. A pastagem também ficou destruída. (Fonte: Zero Hora/RS)