Equipes da Defesa Civil em Divinópolis, no Centro-Oeste do estado, iniciaram os trabalhos de prevenção às enchentes. Segundo o coordenador do órgão na cidade, Adilson Quadros, áreas próximas ao leito de rios já foram mapeadas e um plano de prevenção já foi traçado junto às emissoras de rádio e TV. “Fizemos um plano de contingência com diversas entidades relacionadas à segurança. Cada um tem um plano. Se amanhã tiver emergência temos as escolas e locais próximos a beira do rio mapeados”, afirmou Adilson.
Ao longo do ano um trabalho foi feito com a população nas áreas consideradas de risco, 36 famílias foram retiradas de encostas e locais próximos aos rios. Mas em relação aos avisos em caso de tempestade a cidade ainda conta apenas com o alerta dado pela imprensa.
Cogita-se a possibilidade de contratação de um carro de som para avisar a população nas áreas de alagamento, mas ainda nada foi definido. A prioridade agora é o trabalho de limpeza dos bueiros, 80% da região central já passou pelo processo. A Prefeitura da cidade estima que, por dia, de uma a duas toneladas de material sejam retirados dos bueiros. (Fonte: G1)