A tempestade de neve adiantada que afeta o nordeste dos Estados Unidos neste fim de semana deixou pelo menos seis mortos e mais de três milhões de pessoas sem luz elétrica, segundo as autoridades locais.
Entre os mortos estão duas pessoas que sofreram um acidente de trânsito atribuído às más condições atmosféricas na Pensilvânia, estado onde também morreu um homem pela queda de uma árvore sobre sua casa.
Acidentes de trânsito também fizeram outras duas vítimas em Connecticut e Nova York, enquanto um homem morreu em Massachusetts ao pisar em um cabo elétrico caído pela neve.
Além disso, cerca de três milhões de pessoas estão sem luz elétrica e as autoridades afirmaram que o serviço deve demorar vários dias até se restabelecer totalmente.
A nevada, um fenômeno extremamente raro na região durante o outono, obrigou o governador de Nova Jersey, Chris Christie, a declarar estado de emergência.
A neve também causou atrasos de várias em aeroportos e a suspensão de centenas de voos. Um avião chegou a passar sete horas em espera na pista de aterrissagem do aeroporto de Hartford, em Connecticut.
O serviço ferroviário que conecta Washington com Nova York e Boston também foi afetado pela tempestade, com cancelamentos e atrasos.
Em alguns pontos de Nova Jersey e Massachusetts foram registrados 40 centímetros de neve, enquanto na cidade de Nova York o Central Park alcançou o recorde de três centímetros de neve em outubro.
De acordo com o serviço meteorológico nacional, nos últimos 135 anos só caiu uma quantidade significativa de neve no centro de Nova York em outubro em três ocasiões, a maior delas em 1925, quando foram acumulados dois centímetros. (Fonte: G1)