Aumento na temperatura dos oceanos altera corais, diz estudo

Uma pesquisa publicada nesta quinta-feira (3) propõe uma nova abordagem para analisar o impacto das mudanças climáticas no crescimento dos corais. De acordo com o estudo, alterações na temperatura da superfície dos oceanos têm mais influência no desenvolvimento dos corais que variações na acidez do mar.

Pesquisas anteriores apontavam que o aumento de concentração atmosférica de CO2 elevava a captura do gás nos oceanos e, como consequência, modificava o pH das águas. Mares mais ácidos teriam menos carbonatos, o que diminuiria a calcificação dos corais.

Segundo o novo estudo, o aumento de emissão de CO2 e sua influência na taxa de calcificação dos corais ainda “provoca sérias preocupações”. “Mas, nós concluímos que a mudança na temperatura do habitat dos corais é atualmente a principal responsável por alterações nas taxas de calcificação”, afirma a pesquisa.

Resultado – A pesquisa foi realizada por cientistas do Instituto de Ciência Marinha da Austrália. Eles analisaram taxas de calcificação da parte oeste da Barreira de Corais australiana, ao longo dos últimos 110 anos. Para isso, eles coletaram colônias de Porites sp.

O resultado da análise não mostrou queda da calcificação dos corais, apesar do aumento da acidez do mar. Pelo contrário, revelou que a calcificação foi maior devido a maiores temperaturas na superfície do mar que a média da década.

“Nossas descobertas sugerem que a acidificação dos oceanos, fenômeno observado em larga escala, não está limitando a calcificação dos corais de forma uniforme no mundo”, afirma a pesquisa.

De acordo com os cientistas, “a influência da acidificação dos oceanos é esperada em latitudes maiores, cujas águas têm uma menor saturação de carbonatos”. (Fonte: Globo Natureza)