A chefe do governo alemão, Angela Merkel, afirmou nesta quarta-feira (9) que a Organização das Nações Unidas deveria criar uma agência especializada em desenvolvimento sustentável.
“Em vista da importância crucial de temas como o desenvolvimento sustentável ou a proteção do meio ambiente, a ONU tem que ter, na minha opinião, uma instituição encarregada do desenvolvimento sustentável”, declarou a chanceler em um discurso.
A possível criação de uma agência para este fim será um dos temas discutidos na Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que acontece de 13 a 22 de junho no Rio de Janeiro.
Ausência – Apesar de se envolver na discussão, Merkel confirmou na última semana que não virá para participar do segmento de alto nível, negociações que vão contar com os chefes de Estado e ocorrerão de 20 a 22 de junho.
Até o momento, a ONU informou que espera 100 chefes de Estado e de governo, além de 50.000 participantes, incluindo representantes de movimentos sociais e empresários de todo o planeta.
Nesta quarta-feira, o porta-voz do Palácio do Planalto confirmou que o presidente eleito da França, François Hollande, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, participarão do encontro. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ainda não sinalizou se virá ao país no mês que vem.
Esta será a quarta cúpula de desenvolvimento sustentável convocada na história, depois da de Estocolmo em 1972, do Rio de Janeiro em 1992 e Johannesburgo em 2002. (Fonte: Globo Natureza)