A Confederação Nacional da Indústria (CNI) entrega nesta quinta-feira (14) documento ao governo federal no qual ser compromete a mobilizar e engajar a indústria brasileira na transformação de padrões de produção e consumo para modelos mais sustentáveis.
O documento com os compromissos e propostas do setor para a Rio+20 será entregue pelo presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, à ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, durante o Encontro da Indústria para a Sustentabilidade, que ocorre nesta quinta-feira no Hotel Sofitel, no Rio de Janeiro.
“A CNI tem a convicção de que o crescimento econômico deve estar sustentado no desenvolvimento social e na conservação ambiental”, diz o documento.
No documento, a CNI assume o compromisso de exercer o papel de liderança na disseminação de novas tecnologias, processos e melhores práticas no setor industrial. A confederação se compromete também a identifcar metas e na construção de indicadores para a avaliação de uma produção mais sustentável. A agenda de compromissos inclui ainda investimentos na educação e na capacitação profissional e maior articulação com atores domésticos e internacionais.
A CNI, no entanto, destaca que alguns obstáculos, como deficiências em infraestrutura e baixo investimento em educação, dificultam na implementação da agenda de desenvolvimento sustentável no país.
“A indústria brasileira enfrenta um cenário doméstico com políticas tributárias, fiscais e creditícias que ainda são tímidas no estímulo aos investimentos produtivos e oneram a competitividade dos seus produtos nos mercados interno e externo”, afirma o documento. (Fonte: Darlan Alvarenga/G1)