A China anunciou nesta quarta-feira (20) a criação de um fundo internacional para auxiliar outros países em desenvolvimento em programas de proteção ao meio ambiente.
O primeiro-ministro Wen Jiabao afirmou em discurso na Rio+20, a conferência das Nações Unidas sobre desenvolvimento sustentável, que seu país vai contribuir com US$ 6 bilhões para países mais pobres, sobretudo os africanos, e colaborar com tecnologia, com estações de previsão do tempo e investimentos na agroindústria, por exemplo.
“A China é um país em desenvolvimento pronto para assumir suas responsabilidades em frente ao mundo”, afirmou Jiabao.
No discurso, o líder chinês foi enfático ao defender o princípio das “responsabilidades comuns, porém diferenciadas”, pelo qual os países mais ricos devem ter um maior compromisso em relação ao meio ambiente, já que estão poluindo há mais tempo.
“O processo global de desenvolvimento sustentável não é um processo equilibrado. A brecha entre Norte e Sul aumenta cada vez mais”, apontou. “Precisamos reconhecer que os países estão em fases de desenvolvimento diferentes”.
“Não há mais continentes a serem descobertos, preservar o desenvolvimento sustentável é a única escolha que temos”, completou Jiabao, em clara referência ao período do colonialismo. (Fonte: Tadeu Meniconi/ G1)