O presidente da França, François Hollande, afirmou nesta quarta-feira (20) na Rio+20 que o desenvolvimento sustentável deve ser uma causa planetária e não deve ser visto como um entrave para o crescimento econômico.
“O desenvolvimento sustentável não é um entrave, é uma oportunidade”, afirmou em sua fala oficial na plenária da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, acrescentando que o tema não pode ser utilizado para “fomentar a oposição entre norte e sul”.
“O desenvolvimento sustentável é uma causa planetária e uma questão vital para todo o mundo”, afirmou o presidente da França.
Hollande congratulou o Brasil, destacando que o país é uma referência “tanto no norte quanto no sul” em questões de desenvolvimento.
“A França deve também mostrar um exemplo. Em gostaria também de adotar compromissos em nome do meu país”, afirmou. “Esses resultados significativos ainda estão aquém as nossas responsabilidades e das nossas expectativas”, continuou. “A luta contra a pobreza e a defesa do meio ambiente serão prioridades absolutas dos cinco anos que terei à frente da França”, acrescentou.
Sobre o texto em discussão Rio+20, Hollande destacou como avanços o reforço ao papel do Pnuma, o debate sobre economia verde, a ênfase sobre questões sociais e a luta contra a pobreza. (Fonte: G1)