O Batalhão de Polícia Militar Ambiental apreendeu 12 pássaros silvestres em uma residência no Paranoá na manhã desta sexta-feira (31). Foram resgatados nove pássaros pretos, um sabiá laranjeira, um galo de campina e um pássaro coleirinha. Todas as aves foram encaminhadas para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas).
O proprietário dos pássaros foi encaminhado a 6ª DP, no Paranoá. A ocorrência não pôde ser registrada por conta da greve dos policiais civis, e o homem foi liberado.
A Polícia Militar Ambiental informou, no entanto, que o dono dos pássaros deverá pagar multa de R$ 6 mil, R$ 500 por animal apreendido. O proprietário poderá pegar ainda seis meses de detenção, caso seja condenado por crime ambiental.
A operação que resultou na recuperação dos pássaros silvestres começou quando policiais do Grupo Tático Ambiental (GPA) avistou gaiolas vazias em uma casa da quadra 24 do Paranoá. Os agentes abordaram o dono da casa que revelou ser proprietário das aves. De acordo com a polícia, o homem disse não ter conhecimento de que criar aquela espécie de pássaro é crime. (Fonte: G1)