A ministra do Meio Ambiente do Brasil participou na terça-feira (25) da primeira reunião do Painel de Alto Nível da ONU para a Agenda de Desenvolvimento Pós-2015. Izabella Teixeira foi nomeada para integrar o grupo pelo secretário-geral Ban Ki-moon.
A equipe vai definir metas a serem cumpridas pelos países após 2015, quando expira o prazo para os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).
Em entrevista à Rádio ONU, em Nova York, a ministra destacou que os resultados da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), realizada em junho, no Rio de Janeiro, também estão entre os temas centrais do painel. “Nós temos agora dois desafios. Tanto tratar essa visão de desenvolvimento sustentável pós-2015, quanto tratar o legado da Rio+20, que estabeleceu como um dos resultados estratégicos para as Nações Unidas o processo de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a instituição do Fórum de Alto Nível para o Desenvolvimento Sustentável”, destacou.
“Acho que a conferência Rio+20 reafirmou o legado do Rio e a visão sobre desenvolvimento sustentável, em um mundo que precisa caminhar para a paz e em um mundo que tem que favorecer e fortalecer os ambientes de negociação e de diálogo no multilateralismo”, acrescentou.
Izabella Teixeira defendeu ainda que os países busquem o diálogo, a convergência e o respeito ao meio ambiente.
O painel para uma agenda pós-2015 é presidido pelo primero-ministro da Grã-Bretanha, David Cameron, pelo presidente da Indonésia, Susilo Yudhyono e pela presidente da Libéria, Ellen Johnson-Sirleaf. Durante a reunião na sede da ONU, o secretário-geral Ban Ki-moon pediu ao grupo que considere as mudanças ambientais, demográficas e políticas que o mundo enfrenta desde a virada do milênio. (Fonte: Portal Terra)