A Marinha sul-coreana recuperou no Mar Amarelo outras três peças do primeiro estágio do foguete de longo alcance que a Coreia do Norte lançou no dia 12 de dezembro para pôr em órbita um satélite, informou neste domingo o Ministério da Defesa.
Após recolher dois dias depois do lançamento a parte superior do primeiro estágio, as autoridades informaram que conseguiram recuperar mais tarde um tanque de combustível, uma câmara de combustão e uma peça de motor.
Um navio equipado com soar detectou as peças a cerca de 85 metros de profundidade em águas a 151 quilômetros a oeste da cidade de Gunsan (sudoeste).
“Graças ao achado destas peças adicionais seremos capazes de analisar em maior profundidade a função e estrutura do foguete de longo alcance da Coreia do Norte”, explicou um porta-voz do Ministério da Defesa à agência “Yonhap”.
Coreia do Sul, Estados Unidos e boa parte da comunidade internacional consideram que o lançamento ocultou um teste de mísseis, o que violaria duas resoluções da ONU que proíbem Pyongyang de realizar tais testes. (Fonte: UOL)