O físico José Goldemberg ganha o Prêmio Zayed de Energia do Futuro (Zayed Future Energy Prize) na categoria Life Achievement, concedido a profissionais de destaque na área de energia renovável. O prêmio de US$ 500 mil foi entregue pelo xeique Mohammed bin Zayed Al Nahyan, príncipe herdeiro de Abu Dhabi em uma cerimônia na capital dos Emirados Árabes Unidos.
“Fiquei admirado por ter recebido o prêmio, porque não só é um reconhecimento do trabalho científico que tenho feito, mas também de que a bioenergia é um ingrediente importante para um futuro sustentável”, diz Goldemberg.
Segundo Goldemberg, nos anos anteriores – esta é a quinta edição do Zayed de Energia do Futuro – eram laureados trabalhos em energia fotovoltaica e eólica e sobre conservação de energia. “É a primeira vez que eles premiam alguém cujo trabalho principal não foi nessa área, mas em bioenergia, o que chama atenção, porque se trata de um prêmio concedido no Oriente Médio”, afirma o físico em entrevista à Agência Fapesp.
O júri foi composto por personalidades como o presidente da Islândia, Ólafur Ragnar Grímsson, a ex-reitora do Massachusetts Institute of Techology (MIT) Susan Hofkfield e o ator e ativista norte-americano Leonardo DiCaprio. Foram avaliados o impacto, a inovação, a visão a longo prazo e a liderança nas áreas de energia renovável e sustentabilidade ao longo da carreira dos indicados. (Fonte: Portal Terra)