Os três primeiros casos de dengue de 2013 foram confirmados pela Secretaria de Saúde de Tietê. Os resultados foram divulgados na quarta-feira (6). Segundo a prefeitura, todos os pacientes contraíram a doença em outros municípios, sendo um deles infectado no Estado de Minas Gerais e os outros dois no município de Piracicaba (SP).
De acordo com a prefeitura, as equipes de agentes de combate à dengue já tomaram todas as providências pertinentes para coibir a disseminação da doença. As casas próximas da região onde moram os pacientes estão sendo visitadas e os moradores orientados sobre e prevenção e eliminação de possíveis criadouros do mosquito transmissor, o Aedes aegypti. “Vale lembrar que o mosquito só vai transmitir a dengue quando picar uma pessoa que estiver doente e se contaminar com o vírus”, alerta a Secretaria da Saúde, por meio de nota.
A equipe de combate alerta que em média, cada aegypti vive em torno de 30 dias e a fêmea chega a colocar entre 150 e 200 ovos de cada vez. O inseto deposita seus ovos em recipientes, tais como latas e garrafas vazias, pneus, calhas, caixas d’água descobertas, pratos sob vasos de plantas ou qualquer outro objeto que possa armazenar água de chuva. (Fonte: G1)