O rio Acre atingiu na tarde desta segunda-feira a marca dos 14,08 metros, ultrapassando a cota de transbordamento e obrigando as primeiras famílias a deixarem suas casas nos bairros mais baixos de Rio Branco (AC). De acordo com a prefeitura, 15 famílias já solicitaram ajuda para sair de casa. Destas, apenas uma está no abrigo municipal.
Desde o final de semana o rio vem subindo, depois de 15 dias em níveis estabilizados. Sábado e domingo também foram marcados por muita chuva. A Defesa Civil tem mantido monitoramento constante, principalmente nos afluentes do rio Acre, além de suas cabeceiras nos municípios de Assis Brasil e Brasileia.
A Defesa Civil adotou plano de contingência nos bairros em áreas de risco, como Ayrton Senna, o primeiro a ser atingido. Segundo a prefeitura, mais de 3 mil famílias do bairro e adjacências podem ser afetadas pela enchente. A prefeitura já ergueu mais de 100 abrigos no Parque Marechal Castelo Branco.
Em 2012, Rio Branco enfrentou a segunda pior enchente de sua história, quando o rio superou a marca dos 17,60 metros, atingindo mais de 90 mil pessoas e 38 bairros da cidade. (Fonte: Terra)