GDF estuda acesso de agente de saúde a casa com foco de dengue

O secretário de Saúde do Distrito Federal, Rafael Barbosa, afirmou nesta terça-feira (26) que o governo do DF pode editar decreto que permita às equipes de controle da dengue entrar em residências para combater a proliferação do mosquito transmissor da doença.

De acordo com o Ministério da Saúde, o número de casos no DF aumentou 231% entre 1º de janeiro e 16 de fevereiro em comparação com o mesmo período do ano passado – passou de 248 casos para 820.

“Nós vamos adotar, como adotamos no ano passado, se for necessário, um decreto do governador ou do secretário, qualquer estratégia que seja, que dê poder às nossas equipes de estar entrando em qualquer domicílio que apresente risco à nossa população”, disse Barbosa.

Segundo a assessoria da secretaria, um decreto ou portaria deve ser lançado até esta quarta-feira (27) prevendo a entrada em locais de difícil acesso com focos de mosquitos da dengue. A situação se torna mais crítica no período chuvoso de Brasília, entre novembro e março.

Lago Sul – Na QI 5 do Lago Sul há uma casa supostamente abandonada cuja água parada da piscina oferece condições ideais para o mosquito da dengue se reproduzir, de acordo com a Secretaria de Saúde.

O secretário disse que todas as iniciativas legais estão sendo tomadas para possibilitar a entrada de agentes ambientais na casa. Com o decreto ou portaria, essa entrada seria facilitada e imediata.

“É inadmissível que numa localidade como o Lago Sul você tenha um foco de dengue por descuido de um dono de um imóvel. Ele tem que ser punido por isso porque quem paga é a população em volta dele”, disse o secretário. (Fonte: G1)