Um projeto que reúne organizações da França, Holanda e Grã-Bretanha está desenvolvendo um drone em parceria com pesquisadores da Universidade de Southampton, no Reino Unido. A ideia é ajudar a monitorar canais e áreas marítimas destes países no futuro. Chamado de 3i, o projeto prevê criar um protótipo da aeronave até setembro deste ano com finalidade de testes.
O drone está sendo chamado de 2Seas e é derivado de um avião não-tripulado criado pela universidade em 2011, com partes produzidas por impressão em 3D. Um modelo foi testado em junho pelos cientistas.
O projeto é financiado pela União Europeia e pode ajudar, no futuro, a localizar pessoas perdidas no mar, identificar incêndios, prevenir a pesca ilegal e o derramamento de produtos químicos no oceano, entre outras funções.
A previsão das organizações que integram o 3i é usar o drone para monitorar o Canal da Mancha e parte do Mar do Norte, informa o site do projeto.
A partir de setembro deste ano, testes com o avião devem ser realizados com a presença do público no porto de Roterdã, na Holanda; na área costeira de Kent, na Grã-Bretanha; e no litoral de Bretagne, na França.
Segundo o site do 3i, o projeto de drone deve ser finalizado em setembro de 2014. O site de notícias “New Scientist” afirma que o drone 2Seas teve algumas partes do motor e o tanque de combustível produzidos com impressão em 3D. (Fonte: G1)