O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Reino Unido vão destinar R$ 80 milhões, a fundo perdido, para recuperar 41,5 mil hectares de áreas degradadas no Brasil nos próximos quatro anos. O investimento faz parte do programa Agricultura Sustentável para o Desenvolvimento Rural, lançado nesta quarta-feira (14) pelo Ministério da Agricultura.
A meta do programa é evitar a emissão de 6,97 milhões de toneladas de gás carbônico (CO2) na atmosfera. Além dos recursos do BID, o programa contará com a cooperação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e do Departamento do Meio Ambiente, da Alimentação e dos Assuntos Rurais (DEFRA) do Reino Unido.
Na prática, o programa vai oferecer capacitação técnica e recursos financeiros para mais de 3,7 mil produtores de 70 municípios brasileiros.
O Governo do Reino Unido irá doar os R$ 80 milhões para o Brasil executar as atividades e o projeto é administrado e executado pelo BID.
A assistência deve apresentar a produtores técnicas de baixa emissão de carbono como integração lavoura-pecuária-floresta, manejo sustentável de florestas, recuperação de áreas degradadas, entre outras.
O objetivo é reduzir a emissão de carbono e recuperar e proteger florestas de áreas rurais de sete estados nos biomas Amazônia (Mato Grosso, Pará e Rondônia) e Mata Atlântica (Bahia, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul).
Participaram da solenidade de lançamento do programa o ministro da Agricultura, Antônio Andrade, o embaixador do Reino Unido, Alex Ellis, o presidente da Embrapa, Maurício Antônio Lopes, e a representante do BID no Brasil, Daniela Carrera-Marquis. (Fonte: Valor Online)