Temporal com granizo deixa cidade do PR destruída, dizem Bombeiros

O forte temporal que caiu no fim da tarde desta sexta-feira (20) deixou Corbélia, no oeste do Paraná, destruída. O Corpo de Bombeiros ainda não tem o registro oficial das ocorrências, mas informou que cerca de 50% dos imóveis da cidade foram danificados por causa da chuva de granizo . Às 20h40, muitos moradores faziam fila no Corpo de Bombeiros para conseguir lonas e cobrir as casas.

A moradora Simone Rampanelli contou ao G1 que o granizo começou cair por volta das 18h. “Eu estava no mercado. De repente começou a cair pedra. E a hora que começou não parou mais. Foram uns 10, 15 minutos”, relatou. Segundo ela, os moradores ficaram assuntados com o tamanho das pedras. “Eram do tamanho de um ovo de galinha”, lembrou.

Simone relatou que mora na área rural de Corbélia e que todos os moradores da comunidade tiveram as residências danificadas. “A minha casa destruiu bastante, principalmente a cozinha. Mas tem casas que foram piores do que a minha. Em cima das camas tinha gelo”, complementou.

Segundo ela, alguns carros também ficaram danificados por causa do tamanho das pedras de gelo. “Muita gente ficou muito assustado porque nunca tinha visto algo assim. E depois da chuva ainda ficou aquele calor. Está muito abafado agora”, comentou.

Rampanelli está na casa de uma tia e disse que pretende passar a noite na casa dela. Apesar de não estar chovendo mais, ela disse que todos estão bastante apreensivos, pois ainda pode chover durante a madrugada.

Temporal em outras cidades do estado – O temporal também atingiu cidades do sudoeste e oeste do estado. Em Enéas Marques, cerca de 50 casas foram destelhadas. A cobertura de um posto de combustíveis também foi arrancada com o vento. Equipes do Corpo de Bombeiros de Francisco Beltrão foram até o local para fazer a entrega de lonas para os moradores que tiveram residências danificadas.

Em Cascavel, a forte chuva com granizo e rajadas de vento de 86.8 km/h chegou por volta das 18h. De acordo com a Companhia Paranaense de Energia (Copel), 2,4 mil residências na região central da cidade ficaram sem energia.

De acordo com o Instituto Tecnológico Simepar, o tempo abafado favoreceu a formação de áreas de instabilidade sobre o sudoeste, sul e em parte do oeste do estado, o que causa grande incidência de raios na região. A atuação de instabilidades também é observada no centro-sul, Campos Gerais e Região Metropolitana de Curitiba.

Ainda conforme o Simepar, uma frente fria vai se formar em todo o sul do país, deixando o fim de semana bastante chuvoso em praticamente todo o estado. As temperaturas não devem cair muito. Em Cascavel, por exemplo, a máxima deve chegar a 26ºC no sábado (21). (Fonte: G1)