O Parque Natural Municipal da Atalaia, em Itajaí, foi criado em 2007 pelo Decreto Municipal nº 8.107/2007. O parque oferece opções de lazer como trilha, observação de animais e saltos de voo livre. São 19,5 hectares destinados a proteção dos ecossistemas naturais. No local ainda são desenvolvidas pesquisas científicas e recreação ao ar livre. O parque está situado no morro da Atalaia, no bairro Fazenda. O nome Atalaia significa ‘Vigia’.
O local tem duas trilhas: a do Mirante Água e a do Mirante Ar. A primeira leva para um mirante da cidade de Itajaí. Já a segunda leva para a pista de voo livre. O grau de dificuldade de ambas é leve e o tempo de percurso é entre 40 e 50 minutos. O parque ainda é referência para fotografia de natureza e de fauna e flora. Os visitantes podem fazer trilhas orientadas, participar de palestras, cursos de formação e oficinas.
Durante as trilhas é possível observar espécies típicas de Mata Atlântica, como aroeira, palmito, peroba, canela, além de ervas e arbustos muitos deles medicinais. No local, já foram identificadas quase 100 espécies, distribuídas entre 37 famílias botânicas. Já em relação a fauna, podem ser avistados mamíferos como tamanduá-mirim, gambá e gato do mato. No parque foram encontradas 132 espécies de aves.
As mais avistadas são o tucano de peito amarelo, o tico-tico, o sabiá, a saíra, o beija flor preto e branco, e o pica-pau anão. O Parque também conta com um Centro de Educação Ambiental, um espaço para realização de eventos e cursos voltados para área ambiental. (Fonte: G1)