As Nações Unidas criaram o Dia Mundial da Vida Selvagem, que passa a ser celebrado todos os anos em 3 de março. Na resolução adotada pela Assembleia Geral, os 193 países que integram a ONU reafirmam o valor essencial das plantas e dos animais selvagens.
O documento destaca ainda as contribuições das espécies ao desenvolvimento sustentável e ao bem-estar da humanidade, citando os aspectos ecológico, genético, social, econômico, científico, educacional e cultural.
Comércio – A Assembleia Geral reconhece também a importância da Cites, a Convenção sobre Comércio Internacional das Espécies Ameaçadas da Fauna e da Flora Silvestres.
O Dia Mundial da Vida Selvagem será em 3 de março para coincidir com a adoção da Cites, um acordo internacional firmado por 176 nações.
A Cites é administrada pelo Programa da ONU para o Meio Ambiente, com a meta de garantir que o comércio global não ameace a vida de 35 mil tipos de plantas e animais
Com a criação do dia, o secretário-geral da Cites, John Scanlon, espera que em todo o mundo, “de aeroportos a museus e escolas, organizações e pessoas fiquem envolvidas na celebração global da vida silvestre.” (Fonte: Rádio ONU)