Moradores do bairro Val Paraíso, situado na Zona Leste de Manaus, capturaram uma jiboia de aproximadamente 2,5 metros no fim da manhã desta sexta-feira (31). A cobra foi encontrada sem ferimentos nas proximidades do Jardim Botânico da capital.
Segundo a coordenadora do Museu da Amazônia (Musa), Antônia Barros, que auxiliou no acolhimento do animal, a jiboia foi capturada enquanto tentava atravessar a rua para chegar à área de mata da Reserva Florestal Adolpho Ducke. “É muito comum que animais atravessem a rua para irem à mata. A gente sempre orienta que as pessoas não capturem”, disse Antônia.
A coordenadora explicou que o Jardim Botânico não recebe animais e que o acolhimento da cobra foi uma situação atípica. Segundo ela, a jiboia foi reintroduzida na região do Jardim Botânico, já que o local é similar à área de floresta onde a cobra foi localizada.
Antônia explicou que em casos de resgate, os moradores podem acionar Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) ou Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). O Instituto de Proteção Ambiental do Estado do Amazonas (Ipaam) também pode auxiliar no atendimento.
Os animais resgatados são levados ao Centro de Triagem e, após receber cuidados e avaliações, são devolvidos ao ambiente natural de cada espécie. (Fonte: G1)