Em meio à seca que atinge a região sudeste do Brasil, o governo de São Paulo anunciou a expansão do desconto concedido a quem economiza água. O programa Guardião das Águas beneficia os moradores da região metropolitana que são abastecidos pelo Sistema Cantareira.
A ampliação começa a vigorar nesta terça-feira (1), conforme informado pelo governador Geraldo Alckmin. De acordo com o anúncio oficial, antes 11 municípios da Grande São Paulo participavam do programa e agora serão 31 cidades beneficiadas.
O Guardião das Águas é oferecido pelo governo através da empresa de saneamento responsável pela capital, a Sabesp. Cinco municípios que integram a região metropolitana: Guarulhos, Mogi, Mauá, Santo André e São Caetano não participam por serem geridos por outras concessionárias.
Para receber o benefício, os moradores precisam reduzir o consumo em 20%. Aí então a Sabesp desconta 30% na tarifa do mês seguinte. A medida é uma forma de retribuir a conscientização da população e diminuir o desperdício de água, principalmente durante o período de estiagem. O Sistema Cantareira, que abastece, em média, 3,3 milhões de pessoas, tem enfrentado uma das piores secas de sua história.
Desde que o programa Guardiões das Águas teve início neste ano, 37% dos consumidores conseguiram o benefício. A redução chegou a 4,1 metros cúbicos por segundo. No entanto, 27% das contas ainda apresentaram aumento no consumo de água. (Fonte: CicloVivo)