Número de casos de dengue em Taubaté/ SP ultrapassa 8 mil

O número de casos confirmados de dengue em Taubaté cresceu 9,8% em uma semana e atingiu 8.061 neste ano. A primeira vítima fatal da doença, um idoso de 83 anos, foi confirmada nesta semana – a cidade não registrava mortes causadas pela doença desde 2011.

De acordo com o último balanço divulgado pela Vigilância Epidemiológica de Taubaté, nesta sexta-feira (13), são 8.060 casos autóctones e um importado. Outras duas mortes suspeitas de terem sido causadas por dengue aguardam resultado do Instituto Adolfo Lutz.

A epidemia que atinge a cidade neste ano é a maior da história. Por conta do elevado número de vítimas, o Ministério Público (MP) abriu uma sindicância para investigar o uso do dinheiro público nas ações de combate à dengue em Taubaté.

A Câmara também investiga os números de vítimas divulgados pela prefeitura e as ações de prevenção e combate ao mosquito causador da doença. De acordo com o presidente da Cei, o vereador Luizinho da Farmácia (Pros), está sendo feito atualmente um levantamento paralelo do número de casos da doença.

“Pedimos dados a clínicas e hospitais particulares, também aos laboratórios, e já sabemos preliminarmente que os números divulgados não correspondem à realidade”, disse o parlamentar. Não há um prazo para que a Cei apresente os resultados da investigação.

Outro lado – Procurada, a prefeitura de Taubaté preferiu não comentar as declarações do vereador sobre os números divulgados. (Fonte: G1)