O manejo de plantas daninhas tolerantes e resistentes é um dos quatro temas que serão discutidos na 12ª edição do Simpósio da Soja, evento que a Cooperativa Agrícola Sul-Mato-Grossense (Copasul) promove em parceria com a Embrapa, no dia 9 de setembro, em Naviraí, a 359 quilômetros de Campo Grande.
A palestra sobre o tema será apresentada pelo pesquisador Fernando Adegas, da Embrapa Soja, de Londrina (PR). Ele adianta que os agricultores brasileiros enfrentam problemas principalmente com seis espécies de plantas invasoras, as três da buva, o azevém, o capim-amargoso e o chloris, todos com resistência ao glifosato.
“A melhor forma de combater essas infestantes é a implementação do Manejo Integrado de Plantas Daninhas, que pode ser definido como a seleção e a integração de métodos de controle e o conjunto de critérios para a sua utilização, com resultados favoráveis dos pontos de vista agronômico, econômico, ecológico e social”, afirma o pesquisador.
Na palestra também serão abordadas questões relacionadas à resistência de plantas daninhas a herbicidas, dando um panorama de como está esse problema no nível regional, nacional e mundial, bem como discutir quais são as melhores estratégias de se evitar e conviver com essa situação.
As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas no site da cooperativa. (Fonte: G1)