A polícia confirmou a morte de mais seis pessoas encontradas no domingo (28) com parada cardíaca no topo do Monte Ontake, na Região Central do Japão, onde um vulcão entrou em erupção no sábado (27). O total de mortos chega a dez. Mais 26 pessoas foram encontradas com parada cardíaca e respiratória.
A operação de resgate envolve aproximadamente 540 pessoas, incluindo policiais, bombeiros e membros do Exército. Desse total, 60 estavam em atividade no topo da montanha na manhã de segunda-feira (29). A baixa visibilidade e os gases tóxicos expelidos do vulcão atrapalhavam a ação.
O vulcão – segundo maior do país, com 3.067 metros de altura – começou a expelir fumaça, cinzas e rochas na madrugada de sábado, deixando cerca de 40 pessoas feridas com diferentes graus de queimaduras e lesões causadas pela queda.
A última grande erupção do Monte Ontake ocorreu em 1979, quando mais de 200 mil toneladas de cinzas foram expelidas, de acordo com estimativas das autoridades do país. (Fonte: Agência Brasil)