Jovem brasileira é premiada para expandir pesquisa na Alemanha

Com uma pesquisa sobre catadores de lixo reciclável no Brasil, a jovem cientista Tatianna Mello Pereira da Silva, de 27 anos, foi a única brasileira premiada na 6ª edição do Green Talents Award, que acontece nesta sexta-feira (7), em Berlim, Alemanha.

A pesquisa revelou que o Brasil deixa de receber US$ 8 bilhões em recicláveis não aproveitados pelas coletas das prefeituras, que alcançam reuso de apenas 4% do material coletado.

Além disso, por ser focado em direito ambiental e políticas públicas, o estudo avaliou a eficácia do trabalho dos catadores e se a atividade foi responsável por maior inclusão social e emancipação econômica da classe.

Para a cientista, será importante expandir a pesquisa na Alemanha, pois a “União Europeia atualmente discute o aumento da taxa mínima de reciclagem de resíduos sólidos municipais para 70% até 2030”, o que não acontece no Brasil.

“Enquanto o governo federal não traçar metas concretas, como fez a União Europeia (…) a efetividade da Política Nacional de Resíduos Sólidos estará comprometida”, explicou Tatianna à Agência Efe.

Tatianna também vai aproveitar pata estudar novos assuntos como o lixo eletrônico. “É uma questão relevantíssima que também me interessa e, portanto, é um possível tema a ser explorado durante a minha estadia na Alemanha”, comentou.

A brasileira faz parte dos 25 cientistas selecionados por um júri de especialistas alemães para participarem de um fórum científico de duas semanas com estudiosos, onde poderão apresentar suas pesquisas.

Parte do prêmio, concedido pelo Ministério Federal da Educação e Pesquisa da Alemanha (BMBF), será levar os pesquisadores selecionados aos grandes centros universitários alemães para desenvolverem seus projetos durante até três meses em 2015. (Fonte: UOL)