Total de mortos por ebola ultrapassa 8 mil na África Ocidental

Mais de 8 mil pessoas morreram infectadas por ebola em Guiné, Libéria e Serra Leoa, os três países mais afetados da África Ocidental, afirmou a Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta segunda-feira (5).

Ao relevar os dados mais recentes da epidemia que já dura um ano, a agência de saúde da Organização das Nações Unidas disse que 8.153 pessoas morreram, de 20.656 casos conhecidos de febre hemorrágica, nos três países.

Serra Leoa teve o maior aumento no número de mortos, registrando 88 fatalidades desde a última vez que os dados foram revelados, em 2 de janeiro.

Americano em observação – Neste domingo, foi divulgado que um trabalhador da área de saúde dos Estados Unidos que possivelmente foi exposto ao vírus ebola em Serra Leoa ficaria em observação em um hospital de Nebraska que já tratou de três casos de ebola, disseram autoridades hospitalares.

O paciente “foi exposto ao vírus, mas não está doente e não é contagioso”, disse o Dr. Phil Smith, diretor médico da unidade, acrescentando que “vamos tomar todas as precauções adequadas.” Ele não deu detalhes sobre como a possível exposição ocorreu.

A mesma equipe que cuidou de três pacientes com ebola anteriores na instalação, dois dos quais foram tratados com sucesso, estaria trabalhando no caso, disse Smith. Um terceiro paciente que chegou gravemente doente morreu pouco tempo depois. (Fonte: G1)