A Defesa Civil do Amazonas enviou, na tarde desta segunda-feira (9), a primeira remessa de ajuda a cidades da calha do Juruá. Envira, Itamarati, Guajará, Ipixuna e Eirunepé estão em situação de emergência e receberão 16 toneladas de alimentos. O avião com a carga partiu do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, na Zona Oeste da capital. De acordo com a Defesa Civil, 40 mil pessoas estão sendo afetadas pela enchente nesta região.
O material transportado segue para uma base em Eirunepé, de onde será distribuído para as demais cidades. Além das 16 toneladas de alimentos, serão enviados até terça-feira (10) seis kits de medicamentos e cinco mil frascos de hipoclorito de sódio, para ajudar na melhoria da qualidade da água consumida pela população. Uma embarcação fretada pelo Governo do Estado deve realizar o restante da distribuição de mantimentos.
Monitoramento – Segundo a Defesa Civil, há um planejamento de ações estratégicas para atender os três ciclos de cheia no Amazonas. O primeiro vai de Guajará até Boca do Acre; o segundo compreende Tabatinga até Humaitá; e o terceiro ciclo, de Fonte Boa a Parintins.
O órgão informou que o Alto Solimões está em alerta máximo. Municípios como Benjamin Constant, Tabatinga e Atalaia do Norte já estão sendo castigados pelas chuvas.
Situação de emergência – Cinco cidades da região da calha do Rio Juruá, no Amazonas, estão em situação de emergência em decorrência da subida das águas: Itamarati, Eirunepé, Ipixuna, Guajará e Envira. (Fonte: G1)