Maio tem mais chuva que abril inteiro, mas nível do Piracicaba é mais baixo

Piracicaba (SP) já registrou mais chuva na primeira semana de maio do que em todo o mês de abril, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Desde o dia 1º até esta quinta-feira (7) choveu um acumulado de 12,6 milímetros contra 8 milímetros no mês passado inteiro. Apesar das precipitações, a vazão do Rio Piracicaba no centro da cidade está menor que a registrada no fim de abril e 65% abaixo da média de maio.

De acordo com o Sistema de Telemetria do Consórcio das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), às 10h20 desta quinta-feira, a vazão do Rio Piracicaba no centro da cidade era de 32,57 mil litros de água por segundo, enquanto que a média para maio é de 93.16 mil litros de água por segundo. No dia 29 de abril, o volume era de 34,23 mil litros de água por segundo.

O nível também está abaixo do esperado. No mesmo horário, a profundidade do manancial era de 1,19 metro, uma redução de 33% se comparado à média para o mês que é de 1,78 metro, segundo o Departamento de Água e Energia Elétrica (Daee). No fim de abril, a profundidade do manancial era de 1,22 metro.

A situação pode ser percebida no cenário do Rio Piracicaba que está cheio de pedras aparentes e também revelou bancos de areia nas proximidades da Rua do Porto. Segundo o ambientalista Ricardo Schimidt, a redução de água aumenta a concentração do esgoto e reduz a taxa de oxigênio na água, o que coloca a vida de peixes em risco.

Previsão – De acordo com o Inmet, a temperatura mínima prevista para Piracicaba é de 16°C e a máxima de 28°C. O tempo permanece estável, com possibilidades de pancadas de chuva moderadas. A mínima na quinta-feira (8) deve ser ainda mais baixa: 13°C e a máxima não passa dos 25°C. O dia deve ser de muitas nuvens. (Fonte: G1)