Sete filhotes de periquitos foram apreendidos em uma casa em Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá, esta segunda-feira (28). A apreensão ocorreu no Bairro Jardim Arco-íris após denúncia anônima. Segundo a Polícia Militar, o rapaz que estava com os animais tem 18 anos e não portava nenhum documento de identificação.
O responsável pelos pássaros era um rapaz de 18 anos. Em depoimento, ele confessou que estava com os animais havia quatro dias e que pegou os pássaros em uma fazenda em São José do Povo. Disse ainda que pretendia presentear os amigos com os pássaros.
“Ele contou que iria dar os pássaros para os amigos dele como presente, mas as pessoas que denunciaram o crime alegaram que ele estava revendendo os animais, o que é proibido”, disse o sargento da Polícia Militar, Silvano Lippaus.
Conforme a polícia, não foi possível aplicar multa, pois o jovem não estava com nenhum documento de identificação.
Ele foi encaminhado para a 1º Delegacia de Polícia de Rondonópolis e deverá responder por crime ambiental. A pena de detenção para quem criar animal silvestre sem autorização pode variar de seis meses a um ano, além de multa.
A Companhia da Polícia Militar de Proteção Ambiental foi acionada para fazer a retirada dos animais do local. De acordo com o major da Polícia Militar, Ernesto Xavier de Lima Júnior, os passáros ficarão no quartel até que aprendam a voar. “Eles têm no máximo 30 dias de vida e vão ficar aqui até aprenderem voar e depois soltaremos eles”, explicou. (Fonte: G1)