O El Niño deve ter uma influência menor durante o verão catarinense do que a registrada nesta primavera. De acordo com Leandro Puchalski, da Central RBS de Meteorologia, o fenômeno deve diminuir de intensidade gradativamente nos próximos meses. Segundo o meteorologista, a temperatura tende a ser acima do normal no início da próxima estação.
O assunto foi tema de debate durante o Fórum Climático Catarinense, nesta quinta-feira (29), que reuniu meteorologistas de todo estado para elaborar a previsão climática para o próximo trimestre.
“Nos últimos meses, o El Niño tem influenciado o clima com chuva em excesso, mas deve ter diminuição gradativa de intensidade ao longo dos primeiros meses do ano que vem. A temperatura deve ser acima do normal, ou seja, o final da primavera e o início do verão devem ser mais quentes”, esclarece Puchalski.
A conclusão do fórum aponta para chuvas acima do normal ainda para os próximos três meses, principalmente, por causa da característica do mês de novembro, tradicionalmente o que mais recebe influência do El Niño.
“Entre dezembro e janeiro devemos começar a ter condições típicas de verão, com chuvas de final de tarde ou início de noite, associadas ao aquecimento do período”, diz Puchalski.
De acordo com o especialista da Central RBS de Meteorologia, a distribuição da chuva tende a ser irregular pelas regiões de Santa Catarina. “Apesar de continuar ativo durante o verão, o fenômeno pode impactar o próximo inverno”, antecipa Puchalski. “Mas é cedo para falar disso”. (Fonte: G1)