Levantamento aponta que 30% da cidade de SP ainda tem Mata Atlântica

Levantamento da Prefeitura rastreou pedaços da vegetação nativa que sobraram na capital paulista e descobriu que 30% da cidade de São Paulo ainda tem Mata Atlântica. O mapeamento foi feito em parceria com o Instituto Florestal do governo do estado e com a SOS Mata Atlântica.

Essa é a primeira vez que se leva em conta pequenas áreas da cidade que ainda escondem o verde. Um condomínio no Morumbi, na Zona Sul, construído há 40 anos, preserva uma área de Mata Atlântica em meio aos prédios.

Juntando as pequenas áreas com as grandes manchas de vegetação nativa dá 30% de Mata Atlântica na cidade. Durante oito meses, foram mapeados 4.496 pontos, concentrados mais no extremo Norte e principalmente no extremo Sul. A menor área tem 85 metros quadrados.

No último dia 5, mapeamento feito pela Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), obtido com exclusividade pelo G1, mostrou que o estado de São Paulo tem 22,9% (cerca de 3,9 milhões de hectares) de sua Mata Atlântica original. A análise anterior considerava que o índice era de 16,2% (2,7 milhões de hectares).

A diferença no índice foi possível por uma mudança de 3 hectares para 1 hectare como área mínima de identificação. Com a nova metodologia é possível considerar também áreas com vegetação de porte florestal que tenham sinais de alteração ou que ainda estejam em estágios iniciais de regeneração. (Fonte: G1)